Consumo Consciente: Quais as Vantagens?

consumo consciente

Todo consumo causa um impacto, seja ele positivo ou negativo, tanto na economia, quanto nas relações sociais, na natureza e até em nós mesmos! A partir do momento que temos consciência desses impactos, torna-se mais fácil maximizar os positivos e reduzir os negativos. Ou seja, consumo consciente nada mais é do que consumir de forma mais sustentável e com consciência do impacto que isso irá gerar.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, nós já consumimos 30% mais recursos naturais do que a Terra pode renovar. Não rever os nossos padrões de consumo pode implicar em graves consequências para os próximos anos.

Através de pequenos hábitos e atitudes simples no nosso dia a dia podemos nos tornar consumidores mais conscientes. Quer saber como você pode contribuir com essa pegada positiva? Então continue lendo esse post!

 

O que é um consumidor consciente?

O consumidor consciente é aquele que, na hora de escolher os produtos que compra, leva em consideração o meio ambiente, a saúde humana, o bem estar dos animais e as relações justas de trabalho, buscando equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando as consequências positivas das escolhas de consumo.

 

  • O que posso fazer para me tornar um consumidor mais consciente?

1 – Planeje suas compras

Planejar as compras evita que você compre o que não precisa e diminui as chances de se arrepender depois da compra. Ou seja, você produz menos lixo e ainda economiza dinheiro!

consumo consciente

 

 

2 – Compre de produtores locais

Isso reduz o consumo de recursos naturais, diminui a emissão de gases nocivos ao meio ambiente, provenientes do transporte, ajuda na economia circular e reduz o uso excessivo de agrotóxicos.

consumo ecológico

 

3 – Opte por produtos com embalagens duráveis, recicláveis e reutilizáveis

Dessa forma você evita o descarte excessivo de lixo. Além disso, comprar produtos em forma de refis ou a granel auxilia na preservação do meio ambiente e é uma forma mais econômica de consumir.

consumo ecológico

 

4 – Carregue seus utensílios de reuso na bolsa

Garrafinhas, talheres, canudos etc. Levar esses utensílios na bolsa evita, principalmente, o uso de plásticos de uso único, que são descartados de forma indevida e acabam indo parar no oceano. 80% do lixo que está nos oceanos é plástico. Diversas embalagens e produtos são produzidos a partir de plástico reciclado do oceano, ou seja, você consome um produto de qualidade e ainda ajuda na preservação da fauna marinha e na economia circular!

consumo ecológico

 

5 – Leve sua ecobag sempre com você

Elas são mais resistentes e duráveis e, além de serem super compactas, evitam o descarte de sacolas plásticas.

consumo consciente

 

6 – Separe o lixo e faça o descarte correto de itens como pilhas e baterias

Para o descarte de pilhas e baterias é necessário, antes de tudo, armazená-las separadas de outros tipos de materiais. Embale em plástico resistente para evitar vazamentos e contato com umidade e descarte em um local apropriado. Encontre aqui o posto de descarte mais próximo de você!

consumo ecológico

 

7 – Se não está usando, apague as luzes e desligue a torneira

Desligar a torneira enquanto escova os dentes, por exemplo, pode economizar até 58 litros de água e apagar as luzes ao sair da sala pode gerar uma economia de até R$ 3,24 por dia!

consumo consciente

 

 

Como promover um consumo consciente?

 

Entender a importância das atitudes individuais é o ponto de partida para promover um consumo mais consciente. Para promover mudanças, é necessário engajar as pessoas a sua volta, valorizando o lado positivo da sustentabilidade.

O jeito mais eficaz de fazer isso é divulgando informação para as pessoas e mostrando para elas as vantagens de adotar hábitos mais sustentáveis na sua rotina!

 

 

Quais as vantagens do consumo consciente e quem se beneficia com ele?

 

O consumo consciente faz bem para você, para o seu bolso, sua saúde e para o meio ambiente! A partir do momento que começamos a rever nossos hábitos de consumo, compramos apenas o que é de fato importante para nós. O consumo consciente vale, inclusive, para produtos eletrônicos.

O consumidor consciente não compra por impulso, o que contribui para gerar menos lixo para o meio ambiente, além de nos fazer economizar dinheiro! Além disso, passamos a consumir produtos mais saudáveis, com menos agrotóxicos e conservantes. Refletir sobre as nossas escolhas faz com que o consumo se torne menos impulsivo e menos automático.

 

 

  • Antes de comprar algo, se faça algumas perguntas:

1 – Por que comprar?

Você de fato precisa do que está comprando ou está sendo levado pelo impulso? Comprar sem pensar aumenta as nossas chances de arrependimento pós-compra, além de poder nos fazer gastar mais do que de fato podemos.

 

2 – O que comprar?

Considere fatores como durabilidade, segurança e necessidade antes de comprar um produto.

 

3 – Como comprar?

Vou parcelar? Comprar à vista? Em loja física ou virtual? Essas perguntas nos ajudam a pensar qual escolha causará menos impacto na nossa vida financeira, no meio ambiente e na sociedade!

 

4 – De quem comprar?

Leve em consideração o modo de produção da empresa, o cuidado com os recursos naturais, tratamento dos funcionários e a relação com a comunidade.

 

5 – Como usar?

Usar um produto de forma consciente evita a troca sucessiva de itens por descuidos e “modismos” do mercado. Use o produto até o fim da sua vida útil e, caso seja necessário, opte por consertá-lo!

 

6 – Como descartar?

Os produtos que você não usa mais podem ser vendidos, doados ou trocados! Caso realmente não haja novos usos para o produto, certifique-se de descartar os resíduos de forma correta.

Quer começar uma vida mais ecológica e fazer parte da solução com a gente? Acompanhe o nosso blog e tire todas as suas dúvidas sobre como ter uma vida mais sustentável, fazendo o bem para você, sua família e o meio ambiente!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *