De Onde Vem a Água?

A água é o bem mais indispensável para a nossa vida. Ela está presente em cada célula do nosso corpo, mas aqui e é necessária para a produção de todo e qualquer bem de consumo. Dos alimentos aos itens mais supérfluos. Aqui vamos falar da água muito além do nosso corpo.

Você precisa de água, praticamente, em todos os cômodos da casa: cozinha, banheiro, lavanderia, quintal. Abrimos a torneira e ela está lá, a nosso dispor! Mas vocês sabem DA ONDE VEM ESSA ÁGUA? Veremos a seguir!

 

Algumas curiosidades gerais sobre a água

A água é encontrada na Terra em sua maioria salgada, provinda dos oceanos. Apenas 3% da água do planeta é doce. Sendo que 12% dessa água doce está localizada no Brasil. Nosso país, de dimensão continental, tem o patrimônio hídrico muito privilegiado por diversos aquíferos que armazenam a água sob o solo. Porém, essa água ainda é muito mal distribuída pelos cantos do Brasil. Ainda existem muitas regiões do país que não possuem abastecimento, nem saneamento básico.

Mas isso não é um problema específico do Brasil. De acordo com a ONU, existem 783 milhões de pessoas no mundo que vivem sem água potável.

 

Os estágios da água

Toda a água do planeta está em constante movimentação, mudando entre os estados líquido, gasoso e sólido. Esse ciclo é chamado hidrológico e é o grande responsável pelo equilíbrio vital do planeta e das espécies que nele vivem, inclusive nós, seremos humanos.

Estima-se que cerca de 25% das águas das chuvas é interceptada pelas copas das árvores, enquanto o restante infiltra-se na superfície do solo. Apenas 1% de toda essa água é retida para atuar na formação de matéria orgânica e, o que sobra, cai diretamente nos mares ou vai para eles por meio dos fluxos dos rios.

 

O caminho da água

A água percorre longos caminhos, partindo de grandes reservatórios onde é instalada, passando por uma enorme rede de encanamentos até alcançar a torneira de nossas casas.

Então, a água é retirada da natureza, em mananciais – rios, represas, lagos, açudes e poços e encaminhada por dutos para as grandes estações de tratamento, onde são devidamente cuidadas e purificadas em processos para eliminar micro-organismos nocivos e resíduos, para que ela alcance os padrões mínimos de potabilidade.

 

As principais etapas do tratamento são:

  • Desinfecção;
  • Coagulação;
  • Floculação;
  • Decantação;
  • Filtração;
  • Correção do pH;
  • Fluoretação.

 

de onde vem a água

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois disso, vai para as caixas d’água de abastecimento público, onde ficam armazenadas até o momento da distribuição. A partir daí, ela vai para a torneira da sua casa e está pronta para ser consumida.

Infelizmente, a água de diversas metrópoles e grandes e médias cidades não é suficientemente tratada a ponto de ser ideal para direta ingestão. Sendo necessário antes do consumo direto, filtrá-la.

(Ô saudade daquela bica no sítio da vó, que a água sai da terra prontinha pra gente beber!)

Muito melhor do que consumir garrafas de água plásticas no supermercado, é filtrá-la em casa com filtro de barro ou qualquer outro método que garanta a qualidade da água.

 

Economizar e cuidar

É de extrema importância, ainda assim, cobrar dos órgãos fiscalizadores o cuidado com a água de abastecimento. A água contaminada pode ser causadora de diversas doenças. Mesmo que não seja consumida diretamente.

Todo mundo sabe que é preciso economizar água, né? Já vivemos racionamentos drásticos de água em diversos momentos e sempre salientamos que é preciso reduzir o tempo do banho, fechar a torneira enquanto escova os dentes, não lavar o carro e o quintal com frequência, regar as plantas na sombra, entre muitas outras atitudes.

Mas entendendo que o processo da água é cíclico, fica mais fácil compreender a importância e a necessidade de também, para além de reduzir o consumo, utilizar produtos naturais e biodegradáveis.

Todos os produtos, seja no tanque, na pia da cozinha, no quintal, no chuveiro ou qualquer outro lugar, que entram em contato direto com a água e vão ralo abaixo, precisam ser o mais naturais possíveis. Usar produtos químicos pode acelerar o processo de contaminação da água.

Sendo ela um bem finito, é responsabilidade de todas e todos cuidar para que dure.

Priorize produtos biodegradáveis que não geram impacto negativo nas águas do nosso planeta. Pela nossa vida, pela vida dos animais, das plantas e do planeta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *