Economia Circular

economia circular

Economia Circular é uma forma de pensar os processos de relacionamentos entre seres humanos, consumo, meio ambiente, sociedade e economia. Isso pensando no bem-estar e na preservação dos recursos. Sendo assim, os materiais são aproveitados em cadeia de forma cíclica. Também regenerativa e integrada, de vários modos diferentes, sem gerar resíduos.

De maneira inteligente, reaproveitar os recursos no processo produtivo de novos materiais. Os resíduos tornam-se matéria prima para novos produtos e materiais. Essa forma de pensar, busca imitar a natureza, replicando a lógica do em processos industriais e de consumo

Além dos problemas associados à extração insustentável de recursos, ocorre também a contaminação decorrente da produção e descarte de produtos. O modelo linear – extração, transformação, consumo e descarte – gera um volume sem precedentes de resíduos inutilizados. Esses resíduos são potencialmente tóxicos para os seres humanos e os sistemas naturais.

Segundo Rodrigo Bautista, responsável pelo Programa Design do Forum For The Future, cerca de 80% do impacto de um produto na natureza está relacionado ao design dele e de toda a cadeia logística. É preciso rever os tipos de materiais que estamos produzindo. Repensar suas formas para que seu destino final, seja o começo de um novo ciclo e não os aterros sanitários e os oceanos.

Esse é o principal objetivo da economia circular: acabar com os resíduos, ou seja, não gerar desperdício.

Se continuarmos com o modelo linear prevalecendo, os recursos minerais e naturais ficarão cada vez mais caros e até se esgotarão.

 

economia circular

 

 

 

 

 

 

A POSITIV.A É CIRCULAR

Nossos produtos não são como os produtos de limpeza convencionais (você pode conferir aqui). Todo o processo de produção se preocupa com a saúde das pessoas, animais e meio ambiente. Nos baseamos na economia circular e rastreamos toda nossa cadeia. Nosso óleo de coco tem certificação internacional de manejo sustentável. Temos testes de rápida biodegradabilidade e base vegetal para não poluirmos nossa água e, com alguns dos produtos, devolvemos nutrientes para o solo.

Nossas embalagens são de papel, quando possível, e também temos embalagem de vidro, com rótulo serigrafado em tinta orgânica. Os demais rótulos são feitos com papel reciclado.

Temos orgulho de fazer parte dessa cadeia circular, valorizando o consumo consciente e os produtos naturais que geram impacto positivo no meio ambiente.

2 thoughts on “Economia Circular

  1. lumartens diz:

    Boa noite. Acabei de fazer minha primeira compra com vocês. Tenho me preocupado muito com os descartáveis plásticos, estou tentando evitar ao máximo. No entanto, me parece que alguns dos produtos de vocês que comprei tem embalagens plásticas. Vocês já tem algum sistema retornável ou pelo menos de refil? Assim eu poderia guardar essas embalagens compradas hoje e depois só adquirir o refil, com o mínimo de plástico possível. Grata, Lucila

    • Marcella diz:

      Olá!

      Nossos frascos tem o selo EURECICLO e são facilmente recicláveis. Agora lançamos uma linha somente com plásticos retirados do oceano. Pode conferir 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *