Emissão de Carbono e Aquecimento Global : o que eu tenho a ver com isso?

Emissão de Carbono e Aquecimento Global : o que eu tenho a ver com isso?

Emissão de Carbono e aquecimento global

As oscilações de temperatura, o calor intenso, o frio fora de época, o calor de 40º no meio de junho em São Paulo. Tudo isso é notado e comentado entre todas e todos nos elevadores, muito se fala em efeito estufa nos telejornais. Mas quais caminhos de fato estamos seguindo? O que estamos fazendo para frear esse fenômeno? O que cada um de nós tem a ver com esse tal aquecimento global? A emissão de carbono na atmosfera está diretamente ligada ao efeito estufa.

Dentre as mais significativas fontes de emissão de CO2 estão o desmatamento, a queima de combustíveis fósseis, a agropecuária, a energia, as indústrias e os resíduos. No Brasil, o desmatamento da Amazônia é o principal responsável pelo alto nível de emissão de carbono. A densa floresta armazena bilhões de toneladas de CO2. Sua devastação faz com que o carbono vá direto para a atmosfera e lá, sua espessa camada impede a saída da radiação solar, formando assim uma bolha de calor.

Tudo isso parece muito distante da nossa responsabilidade como cidadãos. Porém, no dia a dia o impacto das escolhas e atitudes de cada um de nós também gera relevante impacto nesse processo.

Elencamos assim algumas #atitudespositivas a serem adotadas, visando a redução do impacto no nosso cotidiano:

  1. Comprar produtos com menos embalagem. Pensando que no mundo não existe fora, por quê gerar tanto lixo?

  2. Dar preferência a produtores locais na hora de comprar alimentos. E procurar sempre por frutas, verduras e legumes típicos da estação.

  3. Substituir as lâmpadas incandescentes tradicionais, por lâmpadas de LED. Aproveite para conhecer os projetos de Eficiência Energética da POSITIV.A (https://positiva.eco.br/projetos/eficiencia-energetica/)

  4. Considerar a possibilidade de geração de energia alternativa. Como por exemplo, a captação solar. Entenda mais aqui. (https://positiva.eco.br/projetos/eficiencia-energetica/)

  5. Incentivar uma cultura e economia mais coletivas e comunitárias

  6. Diminuir o desperdício

  7. Reciclar o lixo de forma correta. Lavando os itens antes de descartar.

  8. Fazer compostagem. #dicapositiva (link https://positiva.eco.br/projetos/compostagem/)

  9. Diminuir o padrão de consumo

  10. Buscar fontes de captação e tratamento de água alternativos. ( https://positiva.eco.br/projetos/manejo-de-agua/)

  11. Tomar banhos curtos

  12. Se usar o lava roupas POSITIV.A (https://positiva.eco.br/produto/lava-roupas/), reutilize a água da máquina de lavar para regar as plantas.

  13. Sempre que possível, optar por meios de transporte alternativos e/coletivos. Bicicletas, skate, ônibus e metrô são ótimas (e muitas vezes mais rápidas) opções e diminuem a emissão de carbono.

A última dica é dar um pulo no site A Iniciativa Verde (http://www.iniciativaverde.org.br/calculadora/index.php) para calcular sua pegada de carbono pessoal. Faça o teste e veja que impactante é!

 

3 thoughts on “Emissão de Carbono e Aquecimento Global : o que eu tenho a ver com isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 A emissão de carbono na atmosfera está diretamente ligada ao efeito estufa. O que estamos fazendo para frear esse fenômeno?