Dia Mundial da Água e o que Eu Tenho a Ver com Isso?

Dia Mundial Da água

Dia 22 de março foi marcado em 1993 como sendo o DIA MUNDIAL DA ÁGUA pela ONU (Organização das Nações Unidas). Com o objetivo de ressaltar a importância desse bem finito, a data ainda vem para nos alertar e conscientizar sobre os problemas que se implicam nos dias de hoje em relação à água, seu tratamento e consumo. Estados e organizações foram convidados desde então a utilizar a data para promover ações concretas para a conscientização da população, por meio da criação de conteúdos educativos e informativos, divulgação de filmes e documentários, realização de eventos temáticos, encontros, campanhas de internet etc.

Quando falamos de água para consumo, o Brasil é um país privilegiado em relação ao resto do mundo, pois temos uma das maiores disponibilidades de recursos hídricos. Porém, as regiões mais abastecidas estão em regiões de menor densidade populacional. Sendo o grande desafio o de que a água chegue, com qualidade, aos centros urbanos mais populosos e todos os cantos desse país de tamanho continental.

 

Dia Mundial da Água

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A preservação e cuidado da água são necessários em todas os âmbitos e estágios. Sejam os rios, sejam os mares, sejam os oceanos, água doce ou salgada, cada uma do seu jeito, são os grandes motores para nosso consumo, para transporte, para produção de energia, para nossa existência. Tudo que comprometa sua qualidade e suas funções representa graves perigos e um risco à vida na Terra.

Fizemos uma lista com 12 dicas para que cada um possa fazer sua parte e cuidar do bem maior, a água.

  • Desligue a torneira enquanto escova os dentes, lava louça ou esfrega as roupas.
  • Acumule a roupa até encher uma máquina antes de lavar
  • Caso vá ficar um tempo maior fora de casa, desligue o registro para evitar vazamentos
  • Diminua o tempo do banho. Um chuveiro ligado durante 5 minutos, gasta – em média – 70 litros de água. É água pra caramba!
  • Lavar o carro? Só com balde! Mangueira tende a nos fazer perder o controle do consumo.
  • A vassoura limpa tão bem quanto a mangueira, e não gasta água! Que tal varrer ao invés de limpar com água de primeiro uso?
  • Se morar em casa, capte a água da chuva para lavar o quintal ou regar as plantas. Inclusive, é possível você ter um sistema de tratamento de água residencial. Isso sim é cuidar da água! A POSITIV.A pode te ajudar nisso, confira aqui.
  • Tenha a manutenção da casa em dia! Problemas de vazamento são frequentes e geram muita dor de cabeça, além do desperdício. Previna-se.
  • Não jogue óleo pela pia. Existem muitas cooperativas que recolhem óleo usado. Água e óleo não se misturam, mas já dá o maior xabu!
  • Participe de mutirões de limpeza de praias. Se ligue na agenda da POSITIV.A!
  • Opte por materiais e objetos reutilizáveis. A produção desenfreada de descartáveis só alimenta o mau uso da água. A produção de copos plásticos gasta mais água do que lavar copo de vidro, por exemplo.
  • Consuma produtos de marcas que se preocupam com a água durante todo o processo de fabricação. Além dos produtos POSITIV.A serem biodegradáveis (não poluem a terra e a água), temos a linha OCEANO LIMPO, com frascos feitos de plástico de oceano, ou seja, plástico de reuso, retirado das praias e recicladas, e o ESFREGÃO ECOLÓGICO, que é feito a partir de resíduos de redes de pesca interceptados nas praias.

Dia Mundial da água

A água é a fonte de vida responsável por manter o equilíbrio do ecossistema na Terra. Onde tem água limpa, tem vida.

Faça parte da solução e não da poluição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *