Perigos do Cloro à Saúde e ao Meio Ambiente

PERIGOS DO CLORO

Perigos do cloro: vários produtos, vários problemas 

A limpeza convencional é normalmente realizada com diversos produtos, um para cada local ou situação. O que muita gente não sabe é que esses produtos podem ter reações adversas e perigosas quando em contato uns com os outros. Dentre os produtos que apresentam mais riscos à saúde e ao meio ambiente, está a água sanitária. Esse produto tem como ingrediente ativo o hipoclorito de sódio (NaClO), comumente chamado de Cloro e estamos aqui para te alertar sobre os perigos do cloro.

O grande perigo está naqueles produtos que matam fungos e bactérias. Para atingirem seu propósito, eles contêm substâncias químicas que, se não forem utilizadas da forma correta podem trazer problemas. Tomando certos cuidados como, utilizar luvas e manter o ambiente amplamente arejado, podem apresentar sérios riscos para quem os utiliza. O hipoclorito de sódio, quando exposto, libera o gás cloro, que provoca irritação das vias aéreas (indo diretamente para a corrente sanguínea), danos aos olhos e dores de cabeça. Podem chegar também a ocasionar intoxicações, provocar queimaduras severas à pele e é extremamente nocivo se ingerido.

A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) reconheceu o Cloro como um pesticida, pois seu único objetivo é eliminar organismos vivos. Quando nos colocamos em contato com substâncias que contém Cloro, elas não matam somente as bactérias, mas também destroem células e tecidos dentro do nosso corpo.

 

O problema vai para o Oceano

Algumas fórmulas do Cloro contidas em produtos de limpeza alvejantes possuem estabilizadores e mais substâncias prejudiciais, como o mercúrio e outros metais pesados, que poluem as águas quando descartados e são muito tóxicas para os organismos aquáticos. Por ter pouca degradabilidade e caráter básico, prejudicam diretamente as espécies marinhas, comprometendo toda a cadeia ambiental.

Além de todos os problemas já citados, estudos mostram que, quando o cloro se mistura com substâncias orgânicas naturais, criam cancerígenos organoclorados, chamados THMs (trihalometanos). Esses podem ser inalados dos vapores de banheiros ou absorvidos pela pele dos produtos de papel que usamos, ou ainda ingeridos na água que bebemos. Os THM’s são conhecidos por prejudicar a glândula tireoide, causar tumores e afetar o sistema nervoso, fígado e rins, além de causar distúrbios reprodutivos.

O vapor de água transforma o Cloro em gás clorofórmio e esse, por sua vez, causa ressecamento e envelhecimento da pele, tira as vitaminas do cabelo, causa irritação na pele e coceiras no corpo.

Segundo o Conselho de Qualidade Ambiental dos Estados Unidos, “o risco de câncer entre as pessoas que utilizam água clorada é 93% maior do que entre aquelas cuja água não contém cloro”.

 

Na Lavagem de Roupas

Para lavar roupas brancas, muitas pessoas utilizam a forma pura do Cloro, que é ainda mais perigosa. As substâncias danosas impregnam no tecido e, quando em contato com a pele, sob temperaturas mais quentes, a transpiração facilita a absorção das substâncias pela pele.

 

A solução POSITIV.A

Nossos produtos foram pensados para solucionar todos os problemas que levantamos acima. A linha é enxuta, ou seja, com poucos produtos, é possível limpar a casa toda e, o principal, de forma segura. Todos os nossos produtos são hipoalergênicos, biodegradáveis e não apresentam nenhum risco ao meio ambiente, pelo contrário! Por meio do selo @eureciclo, compensamos em 200% as embalagens produzidas. Nosso ESFREGÃO, por exemplo, é feito com redes de pesca recolhidas do mar, ajudando a despoluir o oceano. Além das opções concentradas, que geram menos embalagens no meio ambiente.

O MULTIUSO substitui até 10 produtos convencionais e tem ação desinfetante segura. Para o resultado branqueador que o Cloro oferece, recomendamos o uso do SABÃO DE COCO POSITIV.A junto à exposição ao sol.

Vem com a gente transformar o conceito de limpeza e livre-se de vez do Cloro!

Fontes (acesso em abril de 2018):

 

http://www.grupohidromar.com.br/wp-content/themes/hidromar/download/FISPQ-Hipoclorito-de-sodio.pdf

 

http://www.vidaesaude.org/nutricao-saude/cloro-faca-tudo-que-puder-para-reduzir-sua-exposicao-a-esta-toxina-perigosa.html

 

http://www.mma.gov.br/estruturas/a3p/_arquivos/prod_limpeza.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *