Perigos do removedor: o solvente que leva embora a sujeira e sua saúde

Os removedores são muito comuns nos lares brasileiros. Aquele produto que tira a mancha de cola da parede, limpa o motor do carro, dissolve a graxa que sujou o portão e por aí vai. É perceptível, até para aqueles que não são tão sensíveis a odores e substâncias químicas pesadas, que o removedor é muito forte e causa irritação de imediato quando utilizado em grande quantidade, sem as devidas medidas de segurança.

Dentro da categoria dos solventes, os removedores são compostos por uma mistura de hidrocarbonetos: Nafta hidrodessulfurizada pesada, Benzeno e Fragrância. (Já falamos sobre essas substâncias antes aqui em nosso blog. Para saber mais sobre o benzeno, clique aqui. Para saber mais sobre fragrâncias artificiais, clique aqui). Ou seja, junta tudo que tem de mais danoso a nossa saúde em um único produto, que é incentivado por marcas e anúncios para que todos tenham em casa, endossado pelo discurso da facilidade, eficiência e sua ação instantânea.

Extremamente inflamáveis, causam irritação à pele e mucosas, é cancerígeno, pode causar irritações respiratórias, sonolência, vertigem, comprometer órgãos como os rins e o trato respiratório. E mais! Pode ser mortal, caso seja ingerido ou inalado. Todas essas informações constam nos rótulos dos produtos. (Para confirmar, digite removedor + FISPQ no Google e encontrará a descrição de grandes marcas do mercado). Se não estiverem é caso de omissão de informação sobre o produto e isso é crime.

Ao utilizar removedor de forma contraindicada, os sintomas mais comuns são: vermelhidão na pele de contato, lacrimejamento, falta de ar, dor de cabeça, náusea, entre outros.

Além dos riscos à saúde, o removedor pode estragar algumas superfícies, como peças envernizadas e enceradas, já que é extremamente corrosivo.

 

Dito isso, fica a pergunta:

Você teria em casa um produto em que consta no rótulo que seu uso em determinada situação pode levar à morte? Precisamos falar sobre os produtos de limpeza que utilizamos em casa, levar mais informação às pessoas e mostrar que existem alternativas acessíveis.

Para aquelas pessoas que ainda não se convenceram a deixar de lado o uso do removedor, se atentem em manter o produto em local fresco, seco e arejado, distante de fontes de calor e ignição. Priorize sua saúde e de sua família sempre! E contem com a POSITIV.A para soluções em limpeza que considerem a saúde das pessoas e o bem do meio ambiente sempre em primeiro lugar!

Nossa solução POSITIV.A para o removedor é o MULTIUSO para limpeza forte. Cumpre ainda mais funções que o removedor e sua fórmula natural não prejudica a saúde, nem danifica as superfícies onde o produto for aplicado.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *